Logística Virtual

E-logistica

  • Arquivos

  • Agenda

    dezembro 2016
    S T Q Q S S D
    « maio    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

1 CONCEITO SOBRE LOGÍSTICA VIRTUAL

Logística Virtual

A e-logistica é um conceito que tem a finalidade de automatizar o processo logístico beneficiando toda a cadeia de suprimentos dos envolvidos no processo. A ferramenta principal para essa automatização é a Internet.

Sempre disponível, este meio de interligação possibilita controlar o fluxo de vários produtos estocados geograficamente separados ou linhas de produção numa indústria, à distância e em tempo real.

Mike Clarke, um pesquisador da Universidade de Cranfield, Inglaterra, afirma que desta forma, mesmo sem ter contato direto com o fluxo físico, é possível ter um ótimo nível de informações operacionais, beneficiando o agendamento, a previsão, a contabilidade e o marketing.

Essa doutrina permite não se estocar toda a demanda dos clientes, bastando garantir que estes bens estejam disponíveis em qualquer ponto da cadeia de suprimentos quando solicitados. A utilização dos recursos como processos produtivos, equipamentos, veículos, itens no estoque e até espaço livre no armazém, é melhorada devido a flexibilidade de remanejamento na percepção de ociosidade do recurso.

 

Supply Chain Management

O gerenciamento da cadeia de suprimentos no Brasil ou gestão da cadeia de fornecimento em Portugal ou ainda a expressão inglesa também muito utilizada no meio, supply chain management, ou SCM, é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas [Poirier & Reiter (1996)]; lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. O grande objectivo da SCM é a redução de estoque, mas com a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado (Gomes et al., 2004, p. 120). O desenvolvimento de técnicas e ferramentas para melhorar a gestão da cadeia de fornecimento contribuem para uma melhor estratégia e prática. A aplicação dessas ferramentas leva a alternativas que permitem tomar melhores decisões (Shim et al., 1999, p. 9).

2 Respostas to “1 CONCEITO SOBRE LOGÍSTICA VIRTUAL”

  1. Muito bem elaborado o blog com informações bem diversificadas e interessantes. nota 10

  2. Nilmere Ferreira said

    Adorei o conteúdo de entretenimento do blog!
    Nota:10,0

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: