Logística Virtual

E-logistica

  • Arquivos

  • Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
         
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  

A LOGÍSTICA E AS EXIGÊNCIAS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Posted by lvf2j em maio 21, 2010

“A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos a partir do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”

O boom do comércio eletrônico está-se infiltrando por completo na cadeia de suprimento – das matérias-primas a itens domésticos como livros e discos. O resultado é que ambos os comércios – entre empresas (B2B) e entre fornecedor e cliente (B2C) – estão experimentando considerável mudança na Internet. As corporações estão sendo forçadas a reinventarem suas cadeias de suprimento para enfrentarem o fato de que, com a rede mundial, os consumidores redefinirão a todo instante seus requisitos para os varejistas ao pesquisarem suas compras e acessarem sites para comparar dados. Em especial, para fazer frente ao comércio B2C, as empresas haverão de desenvolver sistemas logísticos específicos. As habilidades tradicionais da logística já não respondem às demandas desse novo comércio. Enorme quantidade de pedidos, pequenos números de itens, individualidade de itens, alto índice de devolução, problemas alfandegários, são alguns dos desafios a serem vencidos pelas empresas que comercializam produtos pela Internet.

Em estudo sobre as restrições às entregas de produtos oriundos do comércio eletrônico, FLEURY & MONTEIRO (2000) estabelecem distinções entre a logística tradicional e a logística do e-commerce. Ao mesmo tempo, propõem um novo tipo de arranjo de sistema logístico para enfrentar as restrições impostas pelo comércio na rede mundial:

1) a empresa de e-commerce, responsável pela seleção, compra e venda das mercadorias;
2) um operador logístico especializado, responsável pelo atendimento do pedido (fulfillment), e
3) uma empresa de courier ou entrega expressa, responsável pela atividade de entrega física.

Uma resposta to “A LOGÍSTICA E AS EXIGÊNCIAS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO”

  1. Henrique said

    O blog está bem produzido, dinâmico e organizado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: