Logística Virtual

E-logistica

  • Arquivos

  • Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
         
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  

LOGÍSTICA NA ERA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Posted by lvf2j em maio 12, 2010

Por: Hélio Meirim  

Atualmente, quase todas as empresas possuem um site na Web, proporcionando uma ampla visualização de seus produtos e serviços para todo mundo. No entanto, isto que parece normal e até mesmo trivial nos dias de hoje, nem sempre foi assim.
As aplicações do comércio eletrônico começaram na década 70, sendo ainda limitada às grandes corporações, principalmente da área financeira. Com o surgimento do intercâmbio eletrônico de dados (EDI), o comércio eletrônico se expandiu para além das empresas financeiras, sendo então usados pelas indústrias, varejo e empresas de prestação de serviço.No início da década de 90, as aplicações de comércio eletrônico tiveram um acelerado crescimento, sendo que atualmente estas transações podem ser realizadas de diversas formas:
B2B (business-to-business) – as relações comerciais são realizadas de empresa-a-empresa – respondem por 85% do volume de negócios eletrônicos;
B2C (business-to-consumer) – os vendedores são empresas e os compradores são os indivíduos (empresa-a-cliente);
C2B (consumer-to-business) – os clientes anunciam sua necessidade e as empresas concorrem para fornecer (consumidor-a-empresa);
C2C (consumer-to-consumer) – clientes vendem para outros clientes;
P2P – (peer-to-peer) – consumidor-a-consumidor;
G2C (govern-to-consumer) – governo oferece serviços aos cidadãos (governo-para-cidadão);
Comércio intra-organizacional (intrabusiness) – empresa usa comércio eletrônico internamente para melhorar suas operações.
Através das formas citadas acima, houve uma acelerada expansão dos negócios via comércio, o que vem exigindo uma melhoria nos processos logísticos das empresas, já que nestes novos modelos de negócios, Empresas, Consumidores e Governo buscam cada vez mais receber o produto certo, na quantidade correta, no local certo, no momento desejado e a um custo adequado.
Sabemos que o comércio eletrônico gera vários benefícios para as empresas e para os consumidores como:
– Possibilidade de atingir um número muito grande de clientes em qualquer parte do mundo;
– Os canais de distribuição são reduzidos devido à eliminação de intermediários, permitindo assim a venda direta;
– Os custos relativos a estoques e despesas administrativos podem ser reduzidos;
– Os custos relativos à criação, ao processamento, distribuição, armazenamento e recuperação de informações podem ser reduzidos em até 90%;
– O relacionamento com os clientes é facilitado pela comunicação interativa, pessoa a pessoa, conseguindo um baixo custo de comunicação.

No entanto, para que as empresas possam usufruir de todos estes benefícios, as mesmas precisarão investir fortemente nos processos logísticos de processamento de pedidos, gestão de estoques, entregas ao cliente, rastreamento do pedido e logística reversa (para cuidar das devoluções dos clientes).
O não investimento nos processos logísticos poderá fazer com que todos os investimentos realizados pelas empresas em comércio eletrônico sejam anulados por uma entrega fora do prazo desejado pelo Cliente, ou por uma falta de informação sobre o status do pedido ou por uma falta de processo de devolução do Cliente para a Empresa.
No entanto, vale destacar que não são só os benefícios que se destacam no comércio eletrônico. Existem várias limitações técnicas (falta de padrões, largura da banda, dificuldade de integração de software, acesso caro) e não técnicas (aspectos legais, dificuldade de avaliar custo x benefício, resistência de consumidores, ausência de massa crítica de compra).
Hélio Meirim – Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, com MBA em Marketing, Logística, Análise de Sistemas e Docência Superior; consultor da HRM Logística; professor universitário em cursos de MBA, pós-graduação e graduação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: