Logística Virtual

E-logistica

  • Arquivos

  • Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
         
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  

IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO NEGÓCIO ELETRÔNICO

Posted by lvf2j em maio 8, 2010

O negócio electrónico, beneficia as empresas na medida em que aumenta a eficiência, reduzindo custos e estabelecendo relações mais próximas com os clientes, fornecedores, colaboradores.

Chave de segurança da PayPal

Para que a empresa mantenha o seu nível de competitividade, deve oferecer aos seus clientes vantagens como a privacidade e protecção de dados, atendimento personalizado, distribuição e essencialmente serviços de entrega fiáveis (Carvalho et al., 2006, p. 61). A logística reversa contribuiu para uma diminuição na apreensão do consumidor em relação à Internet, uma vez que são aceites devoluções, independentemente das causas (Carvalho et al., 2006, p. 64).

Por outro lado, o negócio electrónico apresenta uma dificuldade acrescida no que diz respeito às respostas físicas. Apesar dos clientes se encontrarem próximos no que diz respeito à informação, o mesmo não acontece fisicamente.

É por isso essencial que as empresas possuam um planeamento e execução eficazes das encomendas, o ciclo físico deve aproximar-se o mais possível do virtual. O planeamento nas empresas é importante, os processos de aquisição e produção devem ser melhorados para que haja redução dos custos. É importante que o cliente não se aperceba de potenciais problemas, assim, as alterações efectuadas no plano não se reflectirão no mercado.

Em relação à produção, devem ser feitas estimativas de quando se deverá proceder ao reabastecimento de componentes, para que os stocks não sejam excessivos ou insuficientes (Carvalho et al., 2006, p. 62). O produto, assim que sai do fabrico, deve ficar imediatamente disponível para ser distribuído.

É crítico possuir bom serviço a baixo custo. A entrega dos produtos no local certo requer sistemas logísticos apropriados e eficazes. Um dos grandes desafios tem sido deslocar pequenos volumes num enorme espaço geográfico, a logística é por isso um dos pontos mais problemáticos do negócio electrónico (Carvalho et al., 2006, p. 63).

Neste contexto aumenta a importância dos operadores logísticos no comercio electrónico, integrando todo o processo, através de serviços que se estendem da encomenda, passando pelo controlo de stocks até à distribuição.

O negocio electrónico obriga as empresas a gerir dois fluxos de natureza distinta: físicos e informacionais. Esta especificidade faz com que o raciocínio logístico seja fundamental, minimizando as lacunas formadas pelos diferentes fluxos, tornando o negócio electrónico completo e bem sucedido (Carvalho et al., 2006, p. 64-65).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: